Jogos eletrônicos de lazer e princípios de aprendizagem


Por Marco Antônio Bomfoco e Victor Abreu de Azevedo

Pesquisadores como Jim Gee acreditam que existem princípios promotores da aprendizagem nos bons jogos eletrônicos. Esses princípios de aprendizagem (PA) podem ser úteis no que chama de domínio semiótico da vida cotidiana. No que segue, damos definições de alguns PA exemplificados com o jogo eletrônico L.A. Noire desenvolvido em 2011 pela produtora Team Bondi e publicado pela Rockstar Games*.



Identidade: os JEs motivam o jogador por meio da identidade do personagem com quem joga. Este personagem pode ser herdado pelo jogador, ou criado e desenvolvido por ele. Por ex.: em L.A. Noire o jogador assume a identidade de um detetive na Los Angeles dos anos 1940. 

Interação: os JEs necessitam da interação do jogador para o seu desenvolvimento e a partir dela recebe feedback e novos desafios. Por ex.: em L.A.N. o jogador pode optar por várias estratégias de investigação para solucionar os casos. 

Agência: os jogadores têm a sensação de controle sobre as ações e as decisões no JE. Por ex.: na busca de pistas para desvendar um caso em L.A.N.

Ferramentas inteligentes e conhecimento distribuído: muitos aspectos dos JEs, como seus personagens, são ferramentas inteligentes que emprestam seus conhecimentos ao jogador, de modo que o jogador precisa apenas saber quando e como utilizar os conhecimentos destas ferramentas para enfrentar desafios. O mesmo ocorre entre jogadores que auxiliam uns aos outros com seus conhecimentos e as habilidades de seus personagens em JEs colaborativos. Por ex.: em L.A.N. o parceiro do detetive-jogador auxilia na localização dos objetivos do jogo.

Pensamento sistemático: os JEs incentivam os jogadores a pensar sobre as relações entre os eventos, os fatos e as habilidades neles existentes. Por ex.: Em L.A.N. a solução dos casos policiais depende da interpretação dos fatos que ocorrem numa cadeia de eventos. O detetive-jogador dispõe de habilidades que podem auxiliar na resolução dos casos.


* Mais informações disponíveis em: http://en.wikipedia.org/wiki/L.A._Noire

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog